domingo, 9 de fevereiro de 2014

A Romã e seus muitos benefícios!!!!

Romã



Dona de um potencial antioxidante que supera o vinho e o chá verde, a romã previne o cancro de próstata, ameniza os sintomas da artrite e conta com vários outros benefícios.

Não seria nenhum exagero dizer que a romã é um dos melhores alimentos funcionais do reino vegetal.
A fruta oferece uma série de nutrientes como: cálcio, ferro, potássio, magnésio, fósforo, vitamina C e o potente ácido elágico (o ácido elágico é um polifenos com fortes propriedades antioxidantes que se encontram em diversas frutas e legumes como castanhas, framboesas, morangos, mirtílios, nozes...)

Seu maior e principal benefício, contudo, é ser uma poderosa arma antioxidante e neutraliza os radicais livres. Dessa forma, a romã previne doenças relacionadas ao stresse oxidativo, como o cancro, doenças neuro-degenerativas, diabetes, entre outras.


Qual a relação da romã com o cancro de próstata?

Um estudo de uma universidade da Califórnia sugeriu que o consumo de sumo de romã tem como propriedade a capacidade de redução do antígeno prostático específico, além de combate  a multiplicação de células cancerígenas. A partir dessas evidências a fruta vem sendo relacionada à prevenção dessa doença.

Outros benefícios


Pele: a romã possui uma capacidade antioxidante três vezes maior do que o chá-verde, segundo pesquisa da Universidade de Baroda, na Índia: uma arma contra o envelhecimento precoce.
Coração: pesquisas da Universidade Queen Margaret, na Escócia, mostram que o consumo diário de ½ litro de suco de romã diminuiu a gordura abdominal e controlou a pressão arterial.
Músculos: o consumo do suco espanta as dores musculares causadas pela prática de exercícios físicos. Entre os homens o benefício foi a diminuição de 25% nas dores corporais.
Anti-bactericida: a casca é fonte de ácido gálico, útil contra vírus e bactérias. O extracto é um poderoso anticéptico, combatendo bactérias gram-positivas e gram-negativas.

A Romã é uma fruta exótica e milenar


Existem registos de restos de romã em túmulos egípcios. É usada desde a antiguidade por diversas culturas.

Para os gregos, a fruta era consagrada a Deusa do amor e da beleza, Afrodite.

Em Roma, era um símbolo de ordem e riqueza.

Na cultura libanesa, não pode faltar na mesa do Natal e tem a simbologia de união de todos os homens e mulheres do mundo por causa de suas sementes muito juntas.

A romã é uma fruta de extrema importância no inconsciente colectivo, é citada por William Shakespeare em "Romeu e Julieta", entre outros clássicos da literatura.

Fruta de alto cunho místico, considerada como símbolo da prosperidade e riqueza.

Considerado um poderoso afrodisíaco, já que as ultimas pesquisas de Harvard, atestaram o aumento da potência sexual de quem consumia o seu sumo (suco) com regularidade. Pois melhora a vascularização, ou seja irriga melhor os órgãos sexuais. Existem artigos científicos que chamam a fruta de "viagra natural". 

E ainda melhora o humor e a memória.

Que MARAVILHA de fruto não acham?

Aproveitem que estamos na altura delas e se deliciem!

A minha dose de hoje já está aqui prontinha!

Eu amo romã e tenho toda paciência de descasca-la toda e só então começo a comer!

Beijinhos

Raquel

Sem comentários:

Enviar um comentário