quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Acne, o terror de mulheres e homens! O ponto de vista de 2 dermatologistas!

O que é Acne?

A acne é uma doença de pele que causa a formação de bobulhas, pontos negros (cravos) e lesões vermelhas inflamadas (pápulas, pústulas e cistos). Essas formações são normalmente chamadas de "borbulhas".
Sinônimos: Espinha, Borbulha

A impressão que temos é que as borbulhas surgem de repente, de um dia para o outro. Antes de dormir, o rosto estava sem nenhum sinal delas, mas no dia seguinte amanhece com a infecção instalada (seja na face, nas costas, no peito, nos ombros). Mas, ao contrário do que parece, o surgimento vem bem antes de nos deparamos com a indesejável surpresa.

Para a borbulha (espinha) tomar a forma como conhecemos, ela primeiro surge como ponto negro (cravo), a lesão primária da acne (doença de pele que engloba pontos negros, bolhas, comedões (bloqueio dos poros) e todos os graus de borbulhas (espinhas)). Segundo Flávia Stenberg, médica colaboradora do departamento de Dermatologia da Unifesp, as inflamações na pele que resultam no ponto negro acontecem porque os poros entopem com queratina (proteína que fortalece unhas e cabelos e que é fabricada naturalmente pelo corpo ) e restos de células mortas.

Se os poros estão obstruídos, fica impossibilitada a saída da gordura que as glândulas sebáceas produzem para proteger e prevenir que a pele fique seca. “Por não conseguir sair, a gordura se acumula no poro formando os pontos negros (cravos)”, explica a Dra. Steinberg.
O Dr. Egon Daxbacher, coordenador da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que essa gordura natural muitas vezes é produzida em demasia e o corpo não consegue expeli-la totalmente. “Essa alta produção sebácea é definida por questão genética ou por desregulação hormonal. Como nossas glândulas da pele têm receptores hormonais, ela fica mais sensível a qualquer flutuação”, completa o Dr. Daxbacher.

Cuidados femininos
Por isso é tão comum o surgimento da acne na adolescência, período em que há mais oscilações hormonais. Pelo mesmo motivo, muitas mulheres se queixam de acne durante a TPM (Tensão Pré-Menstrual) e a menstruação. Mas borbulhas (espinhas) e pontos negros (cravos) aparecem ao longo de toda a vida. “Pessoas com pré-disposição genética a terem maior produção sebácea também vão notar o surgimento das infecções em algumas épocas”, explica a Dra. Flávia Steinberg. .
Outro factor que contribui directamente para os problemas na pele e que muitas vezes não é levado a sério são os cosméticos e maquilhagem. “Para esconder as imperfeições ou evitar o envelhecimento, as mulheres utilizam cremes, bases e todos os produtos que o mercado oferece. Porém muitas vezes acabam usando componentes ricos em óleos ou se esquecem de retirar correctamente, o que acaba entupindo os poros e causando acne”, explica o Dr. Daxbacher.
Os amaciadores de cabelo (condicionadores) também podem contribuir para o surgimento de acne, principalmente na região das costas. “Geralmente as mulheres passam o creme, deixam agir por vários minutos e quando estão finalizando o banho retiram-no da cabeça. Muitas vezes o produto escorre para as costas, para o peito ou para testa e não são retirados correctamente. Isso faz com que contribuam para o surgimento da acne. A dica é deixar para lavar o rosto por último, de preferência com sabonete especial, além de enxaguar correctamente as costas e o peito para tirar resíduos de amaciador (condicionador) ”, completa o Dr. Egon Daxbacher.
Mas o médico ressalta que deixar de lavar os cabelos também aumenta a oleosidade da pele, uma vez que os cabelos ficam ensebados e a gordura acaba indo da franja para a testa e, no caso de cabelos longos, para as costas.

Acne x comida
A relação do consumo do chocolate com o aparecimento das borbulhas (espinhas) foi tida como mito por muito tempo. Mas a crença, que apontava a guloseima como um dos principais vilões para a pele, tem fundamento científico.
Até alguns anos atrás acreditávamos que não havia influência, mas hoje as pesquisas mostram o contrário. Os alimentos altamente calóricos e com alto teor de gordura, principalmente os ricos em glicose (como chocolate), favorecem as infecções. Quando o organismo se depara com picos de açúcar, ele rapidamente coloca a insulina (hormonio que controla a taxa de glicose) em acção para controlar as alterações, e quando há desregulação hormonal, aparece a acne”, explica o Dr. Daxbacher.
Mas não é o alimento, isoladamente, que dá borbulhas (espinha). Para ela aparecer é necessário haver uma relação negativa entre o organismo e a comida. Se existe tendência acneica, provavelmente a pele será afectada por esse factor externo.  A Dra. Steinberg ressalta que “claramente uma alimentação saudável beneficia a aparência e a saúde da pele, mas sua influência no surgimento da acne ainda é bem pequena”.
vitamina A (algumas fontes:  cenoura, manga, mamão, pimentão) ajuda a reparar a pele e balanceia a produção de secreções das glândulas sebáceas, portanto ajuda a combater a oleosidade em excesso. As fibras (algumas fontes: alimentos integrais, aveia, farelo de trigo, lentilha) são essenciais para desintoxicar os organismo!
vitamina C (algumas fontes: laranja, abacaxi, limão, tomate, pimentão) tem acção antioxidante (ou seja, combate o envelhecimento – assim como a vitamina E (algumas fontes: amêndoas, azeite extra virgem) – e garante que os tecidos se regenerem mais facilmente) e anti-inflamatória (auxilia na prevenção e cicatrização de pontos negros (cravos) e acnes em geral).
As vitaminas do complexo B - com destaque para a B6, veja algumas das fontes aqui - zinco (algumas fontes: frutos do mar, cereais integrais, nozes, leite – prefira o desnatado) e o manganês (algumas fontes: cereais integrais, nozes) têm acção cicatrizante e anti-inflamatória, portanto também ajudam.
Os chás de camomila, alecrim, erva-cidreira, erva-doce, além de acalmar (o estresse também afecta a nossa pele), também são óptimos para tonificar e desinflamar a pele de dentro para fora.

Cuidados com a pele
É quase inevitável olhar as borbulhas (espinhas) ou pontos negros (cravos) e não mexe-los, mesmo que seja com a intenção de limpar a pele. Só que a velha mania, que parece boa solução, pode ser um tiro no pé. “Estourar as borbulhas (espinhas) pode aumentar a inflamação, a chance de manchar a pele e de provocar o surgimento de uma cicatriz no rosto”, explica a Dra. Steinberg.
O correto é manter o rosto limpo para evitar acumulo de gordura na pele. “Lavar o rosto duas vezes por dia com sabonete especial e evitar ficar passando a mão na face para não transferir as inúmeras bactérias e sujeiras”, explica o Dr. Daxbacher. A limpeza de pele profissional é recomendada pelos dermatologistas, apenas é necessário se certificar da higiene do estabelecimento .
Como já citei aqui no blog o meu gel lavante (para rosto e corpo) é para peles mistas a oleosa, Huséac da URIAGE.

Tratamento
Os tratamentos variam de acordo com a gravidade da acne. Para casos mais leves existem medicamentos tópicos em forma de cremes (em gel).
Para casos mais graves, existem antibióticos e anti-inflamatórios via oral. O tratamento mais conhecido é feito com isotretinoína, um medicamento que regula a produção de gordura pelo organismo.
As mulheres ainda podem contar com o uso de pílulas anticoncepcionais para auxiliar na regulação hormonal.
Procure um dermatologista para avaliar o seu caso e indicar o tratamento especifico para o seu caso.

Parte das informações retiradas do site do Dr. Drauzio Varella


Beijinhos

Raquel

Sem comentários:

Enviar um comentário